3 receitas de papinhas salgadas

Tempo de leitura: 3 minutos

É muito bom quando encontramos sugestões de receitas para as papinhas de nossos bebês, principalmente quando estas receitas são preparadas de uma forma saudável, porém, é importante salientar que não basta somente desenvolver receitas, é necessário conhecer uma série de detalhes que envolvem este processo de preparo.

Conheça o E-book do Manual das Papinhas, e aprenda em detalhes tudo o que é necessário para uma introdução alimentar saudável.

Eu separei aqui, três ótimas receitas de papinhas salgadas, contendo tudo o que seu bebê precisa, em uma quantidade ideal para duas porções de papinhas.

Receita de papinha de carne, batata e abóbora

Ingredientes

1 colher (sobremesa) de óleo de coco

1/2 cebola pequena picada

1 dente de alho pequeno

2 colheres (sopa) de carne moída

1 batata (pequena) cortada em cubos

1 inhame (pequeno) cortado em cubos

2 colheres (sopa) de abóbora cortada em cubos

1 folha pequena de couve-manteiga

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e a carne moída. Acrescente, em seguida, a batata, o inhame e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais cinco minutos. Depois de pronto, retire a couve e amasse todos os ingredientes com garfo e sirva.

Rendimento 1 ou 2 porções. A segunda porção pode ser armazenada na geladeira (sem congelar) para ser consumida na próxima refeição.

Receita de papinha de carne, feijão, macarrão integral, abóbora e brócolis

Ingredientes

1 colher de chá de óleo de coco

1/2 cebola pequena picada

1 dente de alho pequeno

2 colheres de sopa de carne moída

2 colheres de sopa de feijão cozido com caldo

1 batata pequena cortada em cubos

1 colher de sopa de macarrão integral para sopas

3 colheres de sopa de abóbora picada em cubos

2 colheres de sopa de brócolis picados

Modo de preparo

Eu uma panela, refogue no óleo de coco a cebola e o alho. Acrescente a carne, espere dourar e depois coloque o macarrão, a abóbora e a batata. Coloque água filtrada e cozinhe até que os ingredientes estejam bem macios. Junte o feijão (sem temperos) e o brócolis, e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento 1 ou 2 porções. A segunda porção pode ser armazenada na geladeira (sem congelar) para ser consumida na próxima refeição.

Receita de papinha de mandioquinha com cenoura

Ingredientes

1 colher de chá de óleo de coco

½ cebola pequena picada

1 dente de alho pequeno

150g de músculo em cubos grandes

1 pedaço pequeno de mandioquinha (batata baroa)

¼ de chuchu em cubos

½ cenoura pequena em cubos

Uma colher de sopa de salsinha

Uma colher de sopa de cebolinha

Modo de Preparo

Refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Acrescente a carne e mexa até dourar. Acrescente o restante dos ingredientes e cubra com água. Deixe cozinhar até que todos os ingredientes estejam macios. Retire a carne e amasse todos os ingredientes com o garfo e sirva

Rendimento 1 ou 2 porções. A segunda porção pode ser armazenada na geladeira(sem congelar) pra ser consumida na próxima refeição.

Importante

Para evitar contaminantes e garantir a qualidade máxima de suas receita, alguns detalhes são super importantes:

  • Escolha uma panela que não libere nenhum metal pesado.
  • Utilize potes livres de BPA.
  • Se for armazenar ou congelar as papinhas, é importante que faça da forma correta para evitar a perda dos nutrientes.
  • Escolha os temperos ideais.
  • Se possível compre alimentos orgânicos, ou utilize uma técnica simples, que ensinamos no Manual das Papinhas, que remove completamente os agrotóxicos.

Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

48 Comentários

  1. Nathália

    Meu bebê é ovolactovegetariano, se eu tirar a carne destas papinhas preciso fazer alguma substituição ou os outros componentes já suprem as vitaminas necessárias?

    Responder

    1. Oi Nathália, tudo bem? Olha, no seu caso, você vai precisar substituir as carnes por leguminosas como lentilhas, grão-de-bico e feijão.

      Responder
  2. Danila

    Oi minha filha é ressecada, gostaria de saber se batata resseca o bebê? E se vcs tem alguma dica de papinha, pra bebe ressecada! Obrigado

    Responder

    1. Oi Danila, a batata tende a prender sim. Tente oferecer bastante água para sua filha. Aqui mesmo no blog, nós temos dicas de papinhas para soltar o intestino dos bebês. Dá uma olhada lá.

      Responder
  3. Divina Rosa

    Minha bebê vai fazer 6 meses dia 18/05 já posso fazer essas papinhas pra ela? Desde já agradeço

    Responder
  4. aline

    Ótimas receitas. Queria saber se tem algum motivo especial que não possa congelar ou se é apenas uma orientação sua. Obrigada!

    Responder

    1. Pode congelar sim Aline, inclusive no Manual das Papinhas, ensino a forma de congelar e descongelar corretamente, para evitar perda de nutrientes.

      Bjs!

      Responder
  5. izabella.taissinha@gmail.com

    Oi, gostaria de saber se meu bb com 4 meses pode comer papinha?

    Responder
  6. Mariza

    Olá gostaria de mais informações sobre a primeira comidinha salgada! Meu bebê completou 6 meses. A pediatra dele liberou a papinha salgada mais não estou sabendo por onde começar! Por favor me ajude! Desde já lhe agradeço!

    Responder
  7. Erica

    Olá minha filha não está aceitando muito bem nenhum tipo de alimento, doce ,salgado nem água…
    Tem alguma dica para ela aceitar mais fácil? O pediatra orientou cortar as mamadas em livre demanda mas não fiz ainda já que ela não aceita outra coisa…

    Gostaria muito de ajuda!! Desde já agradeço!

    Responder

  8. Neste início é necessário paciência mesmo Paula. Uma dica que dou no Manual das Papinhas, é tentar colocar o bebê em lugares diferentes pra oferecer a papinha, colocar no carrinho em vez do cadeirão por exemplo, funciona em alguns casos.

    Boa sorte!

    Responder
  9. Thammy Santos

    Meu bebê tem 2 meses faz 3 nesse mês oq posso da a ele a naum ser leite?

    Responder
  10. Alessandra

    Olá Andréa, minhas filhas têm 1 ano, mas são muito ruins de comer. Você tem receitas para ganho de peso?
    Obrigada.

    Responder
  11. Alessandra

    Gostaria de saber se posso acrescentar um pouquinho de sal na papinha do meu bebê, a pediatra dele falou para fazer sem nada de tempero (alho, cebola, sal) mas daí a comidinha não é salgada não é mesmo?

    Responder
  12. renata

    Meu bebe vai completar 7 meses a pediatra não liberou ainda cebola e alho na papinha, somente para temperar óleo e tomate ?

    Responder
  13. Úrsula

    Olá, amei as receitinhas, mas tenho uma duvida referente a primeira papinha. A carne moída ñ é desprezada, somente a folha de couve. Minha bebê tem 6 meses e já come papinhas, eu posso oferece-la essa papinha com carne?

    Responder

    1. Oi Úrsula, como vai? Você pode fazer as papinhas com a carne em pedaços e depois desprezá-la antes de servir. Quando sua bebê tiver por volta dos 7 meses, já pode oferecer a carne moída 🙂

      Responder
  14. Carla

    Oi gostaria de saber se posso fazer essas mesmas papinhas só que ao invés de cozinhar em água se posso fazer no vapor? e qual a diferença entre um e outro?

    Responder
  15. Fernanda

    Olá…minha filha já não é mais bebê. Tem 2 anos e 4 meses, e não quer comer nada. Não quer mastigar. Não toma suco, não aprecia frutas, come de forma forçada. Estou ficando super aflita com essa situação.
    Ela é alérgica a proteína do leite de vaca e carne vermelha também. Você pode me ajudar de alguma forma???

    Responder

    1. Olá Fernanda, tudo bem?

      Sobre APLV recomendamos este artigo:

      http://www.omanualdaspapinhas.com/intolerancia-a-lactose-ou-aplv/

      Sobre a criança rejeitar a comida, nesta idade é normal, a demanda por nutriente é um pouco menor, e como o organismo é perfeito ele sabe do que ela precisa. Porém, caso a criança esteja apresentando fraqueza ou algum outro sintoma anormal, é bom consultar o pediatra, agora, se ela estiver brincando normalmente e com todas as outras funções normais, fique tranquila que ela está bem. Em todo caso é sempre bom levar a um bom pediatra para fazer uma avaliação de rotina. Um abraço e muito sucesso! 🙂

      Responder
  16. Lauana Nascimento

    Olá, tudo bem?
    No livro O Manual das Papinhas você ensina só papinhas salgadas ou também papinhas de fruta? Meu bebê tem 4 meses vou iniciar a alimentação dele pois preciso voltar a trabalhar você indica papinha salgada logo de cara ou ofereço alguma frutinha primeiro?
    Obrigada.

    Responder
    1. Redação

      Oi Lauana, tudo bem? Ensino receitas doces e salgadas 🙂

      As primeiras papinhas podem ser doces.

      Beijos.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *