5 Alimentos mais nutritivos para bebês

Tempo de leitura: 5 minutos

Neste artigo, apresentamos alguns dos melhores alimentos que podem ser utilizados na preparação das receitas de papinhas.

Um dos segredos de uma introdução alimentar saudável, além de escolher alimentos nutritivos, é fazer a combinação correta dos alimentos, de maneira que o bebê receba de forma equilibrada toda a diversidade de macro e micro nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Pra facilitar este processo, no Manual das Papinhas ensinamos 100 receitas de papinhas super nutritivas, equilibradas e fáceis de preparar.

Lembramos que o leite materno ainda é o alimento mais nutritivo para os bebês, porém, após os seis meses de vida, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a introdução de alimentos sólidos.

Toda alteração na alimentação de seu bebê deve ser previamente comunicada ao pediatra.

Os 5 alimentos mais nutritivos para bebês

Abacate

5-alimentos-mais-nutritivos-para-bebes-abacate

O abacate é uma das melhores fontes de gorduras insaturadas, e possui uma composição muito similar a gordura do leite materno.

As gorduras insaturadas são o tipo de “gordura boa”,  necessárias para o desenvolvimento saudável do cérebro e para metabolização das vitaminas liposolúveis.

A polpa do abacate é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

Se você se preocupa com a alimentação de seu bebê, clique neste link e veja como garantir uma introdução alimentar super nutritiva e segura.

Batata doce

5-alimentos-mais-nutritivos-para-bebes-batata-doce

Outro alimento incrivelmente nutritivo para a alimentação de seu bebê é a batata doce.

Ela é rica em betacaroteno, uma fonte importantíssima de vitamina A, por isso é considerada um dos alimentos mais nutritivos para bebês.

Por sua característica de carboidrato complexo, ela também contribue para que a glicose do bebê fique estabilizada, evitando picos.

E como se não bastasse, ela ainda colabora com a saúde da pele, ajudando a proteger contra infecções.

Brócolis

5-alimentos-mais-nutritivos-para-bebes-brocolis

De todos os alimentos que falamos até agora, o brócolis é um dos mais ricos em sais minerais, ácido fólico, cálcio e vitamina C.

Além de ser nutricionalmente rico, o brócolis é uma alimento de fácil preparo e possui boa aceitação no período de introdução alimentar.

Na hora de preparar as papinhas, é preciso combinar os alimentos de forma correta, para que seu bebê receba alimentos construtures, reguladores e energéticos.

Para facilitar a vida das mamães e papais, preparamos um livro com 100 receitas de papinhas super nutritivas e práticas. Clique aqui para saber mais.

A polêmica carne

5-alimentos-mais-nutritivos-para-bebes-carne

Além da questão ética, que é óbvia, muitos estudos mostram que seu consumo não é adequado para humanos, no entanto, vivemos em um país predominantemente carnívoro e isto gera um grande choque cultural.

Enquanto alguns profissionais dizem que o uso de carne na alimentação dos bebês é extremamente benéfico, outros não recomendam nenhum tipo de carne, ou qualquer outro alimento de origem animal, inclusive o leite de vaca, que além de ser completamente alterado no processo de industrialização, é uma alimento destinado para bezerros, não para bebês.

Por serem fontes de proteínas, muitos profissionais recomendam a carne, no entanto, existem proteínas de fontes vegetais que são melhores, possuindo maior facilidade de digestão e com maior biodisponibilidade (percentual de aproveitamento pelo organismo), e de quebra você ainda evita o risco de dar papelão para seu bebê comer. 😉

Abaixo listamos 2 alimentos que são fontes excelentes de proteína vegetal, e podem substituir a carne perfeitamente.

Moringa da Paz e Ora-pró-nobis

São alimentos que possuem um alto valor nutritivo, com forte presença de proteínas, vitaminas e sais minerais.

Para se ter uma idéia, a Moringa possui mais cálcio que o leite de vaca e é mais rica em ferro do que o espinafre, e a Ora-pró-nobis possui 25% de proteína em sua composição, possuindo também uma ótima quantidade de aminoácidos, como lisina e o triptofano, e como se não bastasse possui 4 vezes mais vitamina C do que a laranja.

Você encontra a moringa e o ora-pró-nobis na internet, em zonas cerealistas e casas de produtos naturais.

Antes de incluir qualquer alimento na dieta de seu bebê, converse com seu pediatra.

Lentilhas

5-alimentos-mais-nutritivos-para-bebes-lentilhas

O último alimento de nossa lista é a lentilha, sendo este um dos alimentos mais interessantes e também mais baratos que você pode servir ao seu bebê.

Elas são fáceis de preparar, aceitam diversas combinações de tempero, e contam com uma grande variedade de nutrientes, tais como:

  • Proteína, fibras, sódio, cálcio, potássio, vitaminas A, B e C.

Sem dúvida ela é uma ótima opção para papinha, e com certeza vai ajudar a garantir o sucesso na hora de iniciar a fase sólida da alimentação de seu filho.

Atenção

Para evitar contaminantes e garantir a qualidade máxima de suas receitas, alguns detalhes são super importantes:

  • Escolha uma panela que não libere nenhum metal pesado.
  • Utilize potes livres de BPA.
  • Se for armazenar ou congelar as papinhas, é importante que faça da forma correta para evitar a perda dos nutrientes.
  • Escolha os temperos ideais.
  • Se possível compre alimentos orgânicos, ou utilize uma técnica simples, que ensinamos no Manual das Papinhas, que remove completamente os agrotóxicos.

Todos estes detalhes e muitos outros, você encontra no Manual das Papinhas,  com 100 receitas de papinhas organizadas, super saudáveis e fáceis de preparar.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

16 Comentários

  1. Luana

    Amei suas dicas, vou incluir todas pro meu bebê, estava dando apenas o Brócolis.

    Responder

  2. Iniciarei amanhã os alimentos solidos ao meu pequeno Bernardo de 6 meses, curti a página e espero ver receitinhas saborosas.

    Responder
  3. Andrícia

    Amo todas as dicas. Meu bebê está com 7 meses, ele esta comendo pouco, mas n desisto. Mama demais ainda, e acho q por isso não come tanto as papinhas.

    Responder
  4. Janete

    Desta lista só não dei ainda foi o abacate e a lentilha…. Vou consultar a Pediatra e incluir na minha lista.
    Obrigadaaaaaa.
    Beijos.

    Responder

  5. Oi, que legal, gostei muito da suas dicas, tenho um bebê de 1 aninho e quatro meses, ele não come muito, gostaria de saber mais sobre fazer as comidinha certa pra ele pois ele só come umas 5 a 7 colheradas e ainda mama no peito.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *