A higiene íntima dos bebês

Tempo de leitura: 2 minutos

A parte intima dos bebês é uma das partes que mais merece atenção na hora da higiene, acompanhe dicas fáceis para manter ele e ela limpinhos e saudáveis.

Para as meninas

1- Na troca de fraldas aproveite para afastar os grandes lábios da vagina da bebê e limpar com muito cuidado com algodão e água. Prefira usar somente água, a vagina é uma parte muito sensível e pode ficar com irritações facilmente em razão do uso do sabão, mesmo neutro.

2- O sentido de limpeza deve ser sempre da vagina para o ânus da bebê, isso evitara que resíduos de fezes entrem entrem em contato com a vagina e cause alguma infecção.

3- Alguns recém-nascidos secretam um líquido sanguinolento pela vagina, ou em aspecto de muco. Isso acontece por causa da passagem de hormônios da mãe para a bebê. Esta secreção desaparece rapidamente com o tempo.

4- Evite utilizar lenços umedecidos, eles podem causar irritações na mucosa vaginal. O algodão e a água são a melhor alternativa, e, na falta deles, utilize um lencinho seco que você mesmo umedeça na água.
5- A vagina da bebê deve estar sempre sequinha, a umidade é um fator que ajuda no surgimento e proliferação de fungos.

6- Não passar pomadas entre os grandes lábios e muito menos no interior da vagina, a pomada pode dificultar a limpeza e sua remoção pode retirar a barreira natural de proteção vaginal.

Para os meninos

1- Na troca de fraldas puxe a pele que cobre a cabeça do pênis do bebê para trás com delicadeza, e limpe com algodão umedecido com água. Assim como nas meninas o uso dos lencinhos umedecidos deve ser evitado.

2- Diferente das meninas, o pênis pode receber pomadas com menos preocupações em toda área, só atente para que não haja nenhum excesso, isso pode incomodar o bebê.

3- O pênis juntamente com o saco escrotal ficam amontoados, todas as partes que ficam em contato constante com outras partes devem ser livres de umidade, para não causar desconforto nem fungos.

4- Em relação ao uso de sabonetes, o mesmo vale para os meninos. O sabão pode entrar no canal por onde o xixi é expelido, isso é raro de acontecer, mas quando acontece, causa dor e ardência quando o bebê urina.

Os meninos dão menos trabalho nesta parte do que as meninas, o pênis fica menos exposto a sujeira mas não deve ser menos ignorado. As partes  intimas de ambos os sexos são muito sensíveis e devem ficar livre de sujeira e umidade.

Mesmo que a limpeza correta leve mais tempo para ser feita, deve ser executada a cada troca de fralda. Assim estará garantida a qualidade de vida do bebê.

Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

1 Comentário

  1. Carla Beatriz

    MUITO BOMM!!! O artigo e o conteudo passado no site, vou passar a seguir o mesmo. muito obrigadaaa !!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *