A importância dos brinquedos para o bebê

Tempo de leitura: 2 minutos

Os bebês crescem rapidamente, estão constantemente descobrindo coisas novas e se desenvolvendo, veja  a importância dos brinquedos nesta fase.

Os brinquedos são as melhores ferramentas para o desenvolvimento dos bebês, eles ajudam a  estimular o desenvolvimento motor, psíquico, visual e cognitivo.

Desde os chocalhos até brinquedos de montar com inúmeras peças, todos tem papel fundamental no crescimento saudável do bebê.

Com pecinhas de montar e encaixar, mesmo que o bebê ainda não tenha total controle das mãos, ele descobre que pode empilhar coisas e construir tudo que a imaginação mandar, esta é a função mais importante do brinquedo, ele é como uma ponte do imaginário para o real, não existe meio melhor para um bebê aprimorar sua coordenação motora e imaginação do que os brinquedos.

Os bebês também desenvolvem ligações emocionais e associações com os brinquedos. É comum que alguns bebês se sintam seguros enquanto dormem abraçados com ursinhos ou até mesmo peças de brinquedos.

No banho os brinquedos também são muito bem vindos, eles ajudam o bebê ficar calmo por se concentrar no brinquedo e associar o banho com algo prazeroso que é brincar.

Assim como os brinquedos de montar estão diretamente ligados a percepção e desenvolvimento do tato e da imaginação dos bebês, outro tipo de brinquedo que é muito importante são os sonoros.

Chocalhos, tecladinhos eletrônicos, xilofones etc. Todos tem uma participação muito significativa no desenvolvimento sonoro do bebê. Muitas das vezes estes brinquedos são os primeiros contatos que os bebês tem com a música.

Antes de oferecer qualquer brinquedo ao bebê siga as recomendações:

1- Brinquedos que possuem muitas partes móveis podem ser mais propensos a quebras, deixando partes pequenas espalhadas que podem ser engolidas.

2- Atente para que qualquer tipo de alça não prenda a mão do bebê.

3-  Brincar com o brinquedo e ver se ele não quebra fácil antes de oferecê-lo ao bebê é a melhor forma de descartar qualquer possível acidente, na dúvida evite.

4- Cuidado com os chocalhos que possuem bolinhas coloridas dentro, o bebê pode engolir alguma bolinha caso alguma delas saia por causa de rachaduras ou quebras.

5- Brinquedos pequenos jamais devem ser dados para os bebês, já que a maioria das coisas que eles pegam é colocada na boca.

A brincadeira também aproxima o bebê dos pais, pode ser a melhor forma de distrair a criança para a mãe descansar um pouco, ou simplesmente para fortalecer os laços familiares.

Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *