Alimentos nutritivos para fazer papinhas

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre as propriedades maravilhosas de alguns alimentos que são indispensáveis no preparo de uma papinha saudável.

Alimentos nutritivos para fazer papinhas

A introdução de legumes e frutas na dieta dos bebês é um momento muito especial no desenvolvimento da criança. Além de mudar completamente a rotina alimentar e familiar, a criança começa a explorar sabores e texturas até então totalmente desconhecidas.

Preparamos este artigo para ajudar você a conhecer mais sobre os alimentos nutritivos para fazer papinhas.

É muito importante ressaltar que essa fase deve ser sempre acompanhada pelo profissional que cuida da saúde da criança, por isso sempre converse com o seu pediatra antes de introduzir alimentos novos na dieta do bebê.

Comprando os alimentos

Antes de falar sobre alimentos nutritivos para fazer papinhas, é importante falarmos um pouco sobre a importância na hora de comprar esses legumes, frutas e verduras. A etapa da escolha e da compra dos alimentos faz toda diferença quando o objetivo é contribuir para a saúde e o desenvolvimento da criança.

Na hora que for comprar alimentos para a papinha sempre escolha os que estão com melhor aparência e aroma; se possível opte pelos orgânicos, que são totalmente livres de agrotóxicos.
Dê preferência para produtos da época pois além de ser mais frescos eles são certeza de qualidade.

Alguns pais têm muitas dúvidas em relação aos vegetais congelados, a indicação da maioria dos pediatras é de sempre dar preferência para os alimentos frescos, principalmente em razão do fator nutricional.

No entanto se você não conseguir encontrar determinado legume fresco, é possível sim utilizar congelados como a ervilha, brócolis e milho, pois estes possuem valores nutricionais muito semelhantes aos frescos.

Alimentos nutritivos para fazer papinhas

Preparamos uma lista especial com alimentos indispensáveis para fazer papinhas saudáveis para os bebês.

Nesta lista selecionamos os alimentos mais indicados pelos médicos e nutricionistas, lembrando que é muito importante conversar com o pediatra do seu filho antes de incluir novos alimentos na dieta, principalmente porque cada grupo alimentar deve ser incluído em uma fase de desenvolvimento diferente da criança:

Grãos

Nos grãos de cereais estão presentes nutrientes importantes como carboidratos, proteínas, gorduras boas, sais minerais, vitaminas e outras substâncias importantes no desenvolvimento saudável da criança.

Arroz
Feijão
Lentilha
Ervilha
Grão de bico
Milho

Legumes

Os legumes são indispensáveis na dieta de qualquer pessoa, na dos bebês principalmente. Esses alimentos possuem nutrientes importantes para o desenvolvimento saudável do bebê. Incentive sempre o seu filho a manter esses alimentos na sua dieta, pois eles fazem toda diferença quando o assunto é saúde e qualidade de vida.

Cenoura
Abóbora
Moranga
Abobrinha
Chuchu
Brócolis
Couve flor
Berinjela

Proteínas

As proteínas também são indispensáveis na papinha da criança. Assim como os legumes, elas oferecem nutrientes essenciais para o desenvolvimento sadio do seu filho. Converse sempre com seu médico sobre quais as melhores proteínas para o bebê

Frango
Gado
Peixe

Tubérculos e raízes

Esses são ingredientes muito fáceis de incluir na alimentação dos bebês já que normalmente o paladar dos pequenos aceita bem esse tipo de alimento. Nossas dicas de alimentos nutritivos para fazer papinhas são:

Batata
Batata doce
Mandioca
Mandioquinha

Verduras

Muito diferente dos tubérculos, as verduras são um verdadeiro pesadelo na adaptação de algumas crianças que simplesmente não querem comer esses alimentos. Entretanto é bom lembrar que assim como os legumes, as verduras também possuem ingredientes imprescindíveis para a dieta dos bebês, portanto você vai precisar ter paciência e inserir esse alimento nas papinhas do seu filho:

Escarola
Espinafre
Agrião
Rúcula
Acelga
Couve

Você sabia?

Alimentos como o espinafre, o agrião e a couve, são ótimas fontes de fibras e vitaminas (especialmente ácido fólico). O ácido fólico, associado ao ferro, ajuda a prevenir a anemia em bebês.

Gostou deste artigo? Você tem mais alguma dica interessante que pode ajudar outros papais e mamães na hora de preparar papinhas? Compartilhe sua experiência conosco, e aproveite para conhecer o Manual das Papinhas onde você vai aprender como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

4 Comentários

  1. Tatiana Lanza

    Oiiii minha bebê é prematura de 29semanas, usa fórmula SL, hoje está com 6 meses de idade cronológica e 3 meses de idade corrigida, já tem sustentação de cabeça há um mês e meio! Quando devo introduzir as papinhas? Obrigada desde já pela atenção!

    Responder

    1. Ola tatiana, tudo bem? Geralmente os bebês iniciam a introdução alimentar aos 6 meses, mas é importante consultar seu pediatra!

      Responder
  2. Camila

    Olá! Gostaria de saber se há problemas em oferecer inhame ao bebê com 6 meses de idade. Desde já, obrigado!

    Responder

    1. Oi Camila, tudo bem? Não há nenhum problema, desde que o pediatra já tenha liberado a introdução alimentar.

      Sendo assim, melhor ainda do que oferecer o inhame, é combina-lo com outros alimentos formando uma papinha mega nutritiva, neste site você encontra varias:

      http://www.papinhas.com

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *