Como congelar papinhas

Tempo de leitura: 6 minutos

Freezer ou Congelador? Considerando as diferenças dos dois, não basta só congelar por congelar, é necessário saber alguns detalhes deste importante processo.

Com a vida corrida, nem sempre é possível preparar comida fresca para o bebê em todas as refeições. Por isso, o congelamento dos alimentos ajuda a deixar a vida mais prática, sem descuidar da alimentação saudável para seu filho.

A comida fresca é sempre mais saborosa e têm seus nutrientes preservados, por isso, quando possível oferecer comida fresca, é melhor.

No entanto, sabendo congelar as papinhas da forma correta, as perdas nutricionais são mínimas e ajudam bastante na rotina alimentar, dando a possibilidade de oferecer comida caseira e saudável, mesmo quando o dia a dia está mais agitado.

Como congelar alimentos?

como-congelar-papinhas-como-congelar

É importante lembrar que a qualidade e a segurança final, dependem de como o alimento é manuseado antes, durante e depois de ser congelado.

Para fazer um congelamento da forma correta, proceda da seguinte maneira: Congele água com antecedência, preparando um certo estoque de gelo em seu freezer.

Assim que a papinha estiver pronta, desligue o fogo e mergulhe imediatamente a panela em uma bacia com gelo.

Mexa com uma colher de pau até atingir a temperatura ambiente.

Esse é o processo de choque térmico, considerado muito importante em casos de congelamento, é ele quem garante preservar as propriedades nutricionais de cada alimento.

Depois, você já poderá proceder normalmente no preparo da papinha.

Assim que estiver pronta, distribua-as nos potes de sua escolha.

Retire todo o ar da embalagem, pressionando o centro da tampa plástica do pote semiaberto.

Coloque etiquetas com a data e descrição dos ingredientes.

Na hora de espalhar no freezer, não empilhe as embalagens, distribua-as lado a lado.

Espere pelo menos 24 horas, para só então, empilhá- las normalmente.

Esse processo é importante para que facilitar a passagem do ar entre os potes possibilitando assim o congelamento uniforme dos alimentos.

Freezer ou Congelador: É a mesma coisa?

como-congelar-papinhas-freezer-ou-congelador

Considerando as diferenças dos dois, não basta só congelar por congelar, é necessário saber alguns detalhes deste importante processo.

Muitas pessoas por não terem esta informação, acabam utilizando o congelador para este fim.

Vamos então esclarecer que, um congelador não tem a capacidade de conservar os nutrientes da comida, porque sua capacidade de resfriamento não passa de 10 graus negativos.

Um alimento para ser conservado integralmente, precisa de uma temperatura de no mínimo 18 graus negativos, e o freezer, por exemplo, pode chegar a atingir até 25 graus negativos.

Portanto, a papinha do seu bebê deverá ser conservada da forma ideal, somente se você possuir um freezer em casa.

Para quem não sabe, toda geladeira que possui porta única não possui um freezer. Você só terá um freezer se sua geladeira possuir duas portas.

Como descongelar comida de bebê?

como-congelar-papinhas-como-descongelar

As papinhas podem ser descongeladas na geladeira ou no fogão. Jamais devem ser descongeladas em temperatura ambiente, pois oferece maior risco de contaminação. Confira como deve ser feito o descongelamento seguro, minimizando os riscos.

  • No fogão:

A papinha pode ser descongelada diretamente na panela, mas o procedimento feito em banho-maria é mais indicado para manter os nutrientes, cor e sabor da preparação.

Aqueça uma panela com água suficiente para cobrir metade da altura do pote da papinha. Leve os potes diretamente do freezer para a panela de água fervendo e aguarde até descongelar, mexendo delicadamente.

  • Na geladeira:

Colocar a papinha congelada diretamente na geladeira, na prateleira mais baixa, por cerca de 5 horas.

Assim que a papinha descongelar, aquecer e oferecer.

Atenção: Nunca congelar novamente a papinha que já foi descongelada. Esta oscilação de temperaturas favorece a multiplicação de bactérias. Por isso, armazene no tamanho certo das porções, para não sobrar.

Congelar em potes de vidro ou de plástico?

como-congelar-papinhas-pote

As papinhas podem ser congeladas em potes de vidro esterilizados ou potes de plástico. Embora os potes de vidro sejam mais saudáveis, correm o risco de estourar no freezer, já que o líquido aumenta de volume quando congela.

Então é preciso de cuidado, caso utilize potes de vidro e nunca lote até sua capacidade máxima.

Os potes de plástico são práticos, mas deve-se certificar que os potes de plástico são livres de bisfenol A e que são próprios para o freezer.

Independente do material, os potes devem fechar bem para evitar o contato de outras substâncias com a papinha, o que pode colocar a saúde dos bebês em risco. Dê preferência para potes com tampas hermeticamente fechadas.

Dicas importantes para congelar papinhas:

como-congelar-papinhas-dicas-importantes

  • Congele apenas papinhas recém preparadas, feitas com ingredientes frescos.
  • Jamais congele um alimentos que já foi descongelado.
  • Utilize potes pequenos, com capacidade para uma porção, além de ser mais prático e rápido de descongelar, facilita na medida e o que sobrar não pode ser congelado novamente.
  • Use etiquetas para organizar as papinhas e saber o que está oferecendo ao seu filho. Escreva a data de preparo e os ingredientes utilizados. Para facilitar a organização, é possível utilizar etiquetas coloridas para ingredientes específicos.
  • Não congelar papinhas que já foram descongeladas.
  • Após descongelar, a papinha pode ser mantida em geladeira por até 24 horas.
  • A papinha que sobrar, que o bebê não quiser mais comer, deve ser descartada. O contato com a saliva pode levar a contaminação da comida.
  • Os alimentos devem ser levados diretamente da panela para o freezer/geladeira para o congelamento, e diretamente do freezer/geladeira para evitar a contaminação por bactérias. Manter a comida do bebê em temperatura ambiente favorece a multiplicação de bactérias. Vale lembrar que levar alimentos quentes para o freezer não danifica o aparelho.

Receitas para congelar

como-congelar-papinhas-receitas-para-congelar

Nem todos os alimentos podem ser congelados, já que alguns têm sua textura modificada, alterando a consistência e sabor das papinhas. As receitas de papinha que levam batata, ovo e banana não são muito indicadas para o congelamento.

Como congelar banana?

como-congelar-papinhas-congelar-banana

As papinhas contendo banana não são indicadas para congelamento, mas é possível congelar a banana inteira e depois amassá-la com ajuda de um mixer ou processador de alimento.

Basta colocar a banana inteira (com a casca e tudo) ou descascada e picada em rodelas no congelador. Depois é só bater no processador de alimentos ou mixer aos poucos até que ganhe consistência cremosa.

O resultado é um sorvete de banana natural, que pode ser oferecido para as crianças em dias mais quentes. É possível adicionar outras frutas frescas como morango ou uma pitada de canela para variar o sabor.

Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

4 Comentários

  1. Ana

    Em outros lugares, li que é preciso fazer o branqueamento antes de levar a papinha para o freezer.

    Não tem mesmo problema levar direto ao freezer ainda quente? Com certeza, seria bem mais prático!

    Abraços, e parabéns pelo post!

    Responder
  2. lilianne

    Olá, gostaria de saber se é correto usar potes térmicos para conservar a papinha do bebê. Por exemplo, fiz a papinha hoje e já tiro a porção da janta e coloco no pote térmico que mantém a papinha aquecida por 6h, até a hora do jantar. O que seria melhor?manter a porção do jantar na geladeira ou no pote térmico?
    Desde já agradeço

    Responder

    1. Oi Liliane, tudo bem? Os potes térmicos devem ser utilizados numa ocasião ou outra, diariamente podem comprometer a papinha já que são muitas horas aquecido.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *