Como perder peso depois do parto

Tempo de leitura: 7 minutos

Perder peso após a gestação é um grande desafio. Neste artigo, você saberá qual é o momento ideal para começar a eliminar os indesejáveis quilinhos.

Conhecerá também a melhor maneira de voltar ao peso ideal em apenas 60 dias, gastando o mínimo de tempo possível e saberá o que fazer desde os primeiros dias após o parto para potencializar os resultados.

A Paciência do início

Embora seja muito difícil encarar o corpo diante de um espelho após o parto, é necessário saber que sim, seu corpo permanecerá modificado, por vários meses após a gestação. Muitas mulheres se sentem ansiosas e desejam recuperar o peso anterior o quanto antes, e nessa batalha onde quase sempre a ditadura do corpo ideal vence dia após dia no inconsciente feminino, fica quase impossível enxergar e entender que uma gestação não dura apenas nove meses.

a-paciencia-do-inicio

As necessidades de um bebê em seus primeiros meses de vida são imensas, e não seria nenhum exagero, afirmar que cada bebê ainda vive, ou pensa que ainda está vivendo em um espaço intrauterino. Nesta fase, qualquer mãe saberá entender bem que um bebê necessita de sua presença tanto quanto antes do parto.

Por isso, nesses primeiros meses, esqueça um pouquinho o espelho e não foque na balança, seu corpo também precisa desse tempo para ir se recuperando aos poucos. Controle as calorias, mas esteja atenta às necessidades de seu bebê. Um pouco mais de paciência e você já poderá dar adeus aos desagradáveis números extras que aparecem na balança.

Amamentar o bebê pode ajudar a emagrecer?

amamentar-pode-ajudar-a-emagrecer

Sim. Amamentar um bebê consome muitas calorias e isto pode ajudar a perder peso. Nesse processo, o seu corpo estará necessitando de bastante nutrientes para a produção do leite. Por isso, nesta fase, se você se adequar à uma alimentação saudável, as chances de voltar o corpo mais rapidamente são enormes.

A água é a principal aliada para quem amamenta, afinal uma mãe nessas condições sente muita sede, mas ao mesmo tempo sente muita fome também. Por isso, se não houver um cuidado maior, as chances de se alimentar inadequadamente são grandes. O que temos que entender neste momento, é que os sinais de fome que o nosso corpo produz, estão relacionados com as necessidades de nutrientes, e não com quantidades exageradas de qualquer tipo de comida, incluindo pães, bolos e industrializados. As calorias que estes alimentos nos oferecem, são calorias vazias. E não nos trazem quase nunca uma sensação de saciedade, porque de fato elas estão completamente vazias.

Serão necessários pelo menos dois litros de água a mais do que você estava acostumada a beber diariamente. Uma dica fundamental e que resolve boa parte dessa ação, é manter uma garrafinha de água sempre por perto para tomar a cada vez que seu bebê estiver amamentando. Invista em uma alimentação rica em nutrientes. As chances de emagrecimento nesta fase são em média de 1 a 2 kg por mês.

Lembre-se, emagrecer muito rapidamente no pós parto não é sinal de saúde e equilíbrio. Em geral, uma mulher que amamenta seu bebê exclusivamente, consegue voltar ao peso inicial em um período de seis meses. Isso não necessariamente ocorre com todas, principalmente se você ganhou peso excessivo durante a gestação.

Se você se enquadra nos quilinhos a mais que eu citei acima, e não está amamentando, o ideal é iniciar uma dieta restritiva, sem exageros, o quanto antes. Os exercícios físicos são também grandes aliados não só no processo de queima de calorias, como também para fortalecer músculos, afim de nos ajudar nesta jornada que demanda muita energia. Afinal a tarefa de ser mãe é no início, quase que uma verdadeira maratona!

Quando posso começar a praticar exercícios físicos?

quando -posso-comecar-a-praticar -exercicios-fisicos

Se você teve um parto normal e sem complicações, provavelmente seu médico indicará exercícios físicos pelo menos 15 dias após o parto. Nessa etapa você estará livre para exercícios como caminhada, corrida, musculação leve, abdominal, alongamento, ioga e pilates.

Se você passou por uma cesária sem complicações, terá que esperar por volta de 30 à 45 dias para caminhadas moderadas e alongamentos, mas lembre-se: nada que possa forçar o abdômen. O parto cesária tem um recuperação mais lenta e delicada, portanto somente 60 dias depois é que você estará livre para corrida, musculação leve, abdominal, alongamento, ioga e pilates.

No caso de uma hidroginástica ou uma natação, o cuidado deve ser ainda maior, nessas modalidades as chances de infecções são grandes, por isso, somente um médico poderá avaliar detalhadamente para saber se o colo uterino está completamente fechado ou não, coisa que deve ocorrer em um prazo de 30 à 45 dias após a cesária.

Agora, pronta pronta mesmo, você só estará após 90 dias do parto. Nessa fase já serão liberados treinos mais pesados, mas mesmo assim é necessário que você se certifique de seu caso específico. Cada mulher vai se recuperar de uma maneira diferente da outra. Consulte seu médico antes de qualquer iniciativa nesta proporção, principalmente se você não praticava nenhum exercício físico antes da gestação.

Saiba como eliminar calorias no pós parto sem sair de casa

Saiba-Como-Eliminar-Calorias -no-Pos-Parto-sem-Sair-de-Casa
Quando nossa primeira filha nasceu, nós a levamos ao consultório do pediatra como é de costume, aproximadamente uma semana após o nascimento. Eu me lembro muito bem em como eu estava me sentindo naquela ocasião. Tudo era novo demais pra mim, a correria era muito grande, e o despreparo também. Eu devia estar meio descabelada, e com olheiras, essas eram as minhas suspeitas, já faziam alguns dias que eu não me olhava no espelho, não dava tempo, eu não tinha tempo, ou pelo menos eu não achava que tinha!

Naquela ocasião o médico, nos recebeu muito tranquilamente, e como ele sempre teve um ótimo humor, quando ele me viu, ele comentou que já estava acostumado a receber em seu consultório mamães de recém nascidos, onde os bebês chegavam bonitinhos e cheirosinhos, e os pais descabelados e com olheiras. Poxa! Naquela hora minhas suspeitas se confirmaram, e assim eu permaneci ainda, por várias semanas seguintes.

Todo mundo sabe que tempo é uma palavra muito distante para mães que acabaram de ter seus bebês. Mesmo após 90 dias, as demandas ainda são muito grandes, principalmente se você é uma mamãe que amamenta exclusivamente. Demorou um pouco pra eu entender que sim, nós precisamos e merecemos ter o nosso próprio tempo.

Qualquer mãe que cuida de sua aparência, terá sua auto estima elevada, e tudo ficará melhor ao seu redor até mesmo o seu bebê sentirá que você é uma pessoas mais feliz. Os cuidados com nossa alimentação, corpo e cabelos, devem continuar sim, depois do parto. E isso é algo que a gente só vai aprendendo ao longo do tempo, através de algumas experiências também. Hoje com meu terceiro filho voltei ao consultório do mesmo pediatra, bem vestida e maquiada, e ele não voltou a fazer aquele mesmo comentário de antes!

Hoje eu tenho três filhos, e qualquer um poderia pensar que agora é que eu não tenho tempo mesmo! Mas não é nada disso, o que a gente não pode fazer é se perder de vista. Por isso eu digo pra vocês que se cuidem, e continuem investindo naquilo que te faz bem. Beba muita água, pesquise e mantenha uma alimentação equilibrada.

Evite os industrializados e descubra que uma atividade física é possível pra você, mesmo que seu tempo seja mínimo.

Pra isso eu indico, sem nenhuma dúvida, que você conheça um programa que foi destaque na revista Boa Forma, e que chegou pra arrebentar, que é o Mamãe Sarada!

Gente, me apaixonei por este programa que exige apenas 14 minutinhos diários! E os resultados são incríveis. Eu amei, e tenho certeza que você vai adorar também. Já são muitas mulheres que comprovaram isso e deixaram seu depoimento também. Clique aqui e saiba mais.

10 Comentários


  1. Olá tudo bem!? ha alguns dias venho lendo este post e tenho absorvido muitas informações boas para meu dia a dia. Eu indico para que esta vendo esta mensagem e agradeço ao dono deste artigo.

    Responder

  2. Adorei as dicas para eu começar a emagrecer, vou colocar em prática e depois volto aqui para deixar meu depoimento. Desde já agraço, seu blog tem conteúdo insubistituíveis…já vou compartilhar com minhas amigas. Beijos.

    Responder
    1. Redação

      Oi Marisa, tudo bem? Muito obrigada pelo seu comentário, é sempre muito bacana poder ajudar <3

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *