Estimulando a visão do bebê

Tempo de leitura: 4 minutos

Durante o primeiro ano de vida, a visão do bebê se desenvolve rapidamente. Confira 10 dicas simples para estimular sua visão de maneira divertida.

De pertinho

No primeiro mês de vida, o bebê só consegue focar a visão até no máximo 30 centímetros.

Ele consegue perceber quem o segura no colo, mas a definição da imagem que ele vê ainda é baixa, então vale a pena segurar o bebê bem perto do rosto.

Conversando com o bebê

Nos primeiros meses, o bebê quase sempre fica dormindo, e quando está acordado ainda não interage muito, mas a conversa não deve ser deixada de lado por isso.

Conversar com o bebê, principalmente enquanto estiver amamentando, trocando fraldas, e no momento do banho, fará com que ele associe a voz da mãe com experiências confortáveis, assim como o vínculo entre mãe e filho(a).
As Brincadeiras

Quanto mais novo é o bebê, menor a definição da imagem, e a distinção de cores. Os brinquedos, chocalhos e até mesmo os brinquedinhos que ficam pendurados no berço ajudam o bebê a reconhecer o movimento dos objetos.

Brincar com o bebê também é uma ótima alternativa para desenvolver tanto a visão como a coordenação motora.

Para saber mais sobre a coordenação motora dos bebês leia o artigo:

Para saber mais sobre a importância dos brinquedos para o bebê leia o artigo:

Primeiras cores

Por volta dos 2 meses, os olhos do bebê já estão desenvolvidos a ponto de diferenciar cores. Brinquedos coloridos nas cores primárias chamam mais a atenção do bebê, por isso, dê preferência para brinquedos com cores vermelhas, azuis e amarelas.

Noções de distância

Com 4 meses, o bebê começa a perceber melhor a distância entre ele e os objetos, com esta idade alguns bebês já estão com o pescoço mais firme, e conseguem se virar no berço e na cama, conseguindo acompanhar melhor a movimentação das coisas, é uma ótima idade para começar a brincar com o bebê na cama ou em um tapete.
Definição

A visão de um bebê de 5 a 6 meses já está bem melhor. Brincar de esconder e achar, mostrar brinquedos com mais detalhes pode atrair muito a curiosidade do bebê.

Nesta idade os bebês também já conseguem prestar atenção em desenhos e filminhos infantis, o que pode ajudar a distrair o bebê e entretê-lo.
Comendo primeiro com os olhos

As primeiras papinhas também ajudam muito a estimular a visão do bebê, assim como a sua coordenação motora e tato, as cores e formas dos alimentos chama muita atenção e o bebê deve ter livre acesso para senti-los.

É comum que o bebê s interesse mais por brincadeiras do que pelas papinhas no começo, o que não deixa de ser importante para seu crescimento, tudo isso é normal e faz parte do desenvolvimento saudável do bebê.
Memória

Com cerca de 8 meses, os bebês já conhecem, além dos pais, rostos familiares. Fotos e vídeos podem ajudar muito o bebê a desenvolver a memória.

Passeios

Os passeios pelas ruas são grandes colaboradores para o desenvolvimento da visão, associação e reconhecimento de imagens.

Carros, pessoas, animais, mesmo que o bebê sempre seja levado para passeios, todas as vezes coisas novas são descobertas.

Andar, um exercício para todas as partes

Quando o bebê está com cerca de 1 ano ou mais, fase em que ele está quase começando a andar, a visão do bebê já está bem desenvolvida e agora mesmo à distância, ele consegue reconhecer brinquedos, pessoas e objetos.

Como o bebê ainda está em fase de desenvolvimento, andar não é uma tarefa fácil, e ele precisará, ver, raciocinar, e tomar decisões, algumas baseadas em experiências, outras não. Todo este processo é importante para o desenvolvimento de todas as áreas e sentidos do seu corpo. Por isso, sempre que possível, deixe o bebê andare passear pela casa.

Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

3 Comentários


  1. Boa tarde,eu tenho uma dúvida, tenho uma filha de 11 meses, mas ela não engatinha, só senta de dia e também não tem dentes, eu fico preocupada porque ela não tá se desenvolvendo quando coloco ela no chão para pegar os brinquedos, ela não vai, só ficar parada, queria saber uma opinião de vocês, é normal isso no bebê?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *