Exercícios durante a gravidez: Benefícios, modalidades e cuidados necessários

Tempo de leitura: 8 minutos

Viver uma gravidez saudável é o desejo de toda mulher. Conheça os exercícios que podem ser feitos durante a gravidez, seus benefícios e cuidados necessários.

4 Benefícios:

1-  Exercícios durante a gravidez, diminuem o estresse e a ansiedade

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-ansiedade

Se praticar exercícios durante a gravidez ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, então sem dúvida esta deveria ser uma prática realizada por todas as futuras mamães, certo? NÃO, ou melhor, nem sempre. Existem certos tipos de exercícios que só poderão ser realizados, se a gestante for uma mulher que já pratica exercícios regularmente.

Esperar um bebê é algo que gera diversas preocupações, como o preparo do enxoval, a decoração do quarto, as visitas ao obstetra, o desenvolvimento do feto, o ganho de peso, entre outras.

Se você, como varias mamães tem dúvidas sobre como preparar o quarto para o bebê confira  artigo de Como preparar o quarto para o bebê recém-nascido.

Pode parecer que não, mas em alguns casos, isto faz com que o nível de ansiedade e estresse eleve bastante.  Nesses casos, os exercícios físicos podem ser grandes aliados, afinal de contas, eles levam o nosso corpo a liberar endorfina, um hormônio que produz a sensação de bem-estar.

Caso você esteja muito decidida a praticar exercícios durante gravidez, consulte seu médico e escolha um bom profissional de exercícios físicos para te orientar corretamente nesta fase tão delicada.

2 – Exercícios durante a gravidez, ajudam no controle de ganho de peso

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-peso

Muitas mulheres acabam descuidando da alimentação durante a gravidez e por consequência ganham peso em excesso, o que pode prejudicar a sua saúde e a do bebê, trazendo complicações para a gestação e dificultando o trabalho de parto.

Por isso, praticar exercícios durante a gravidez ajuda a manter o peso controlado, diminui o risco de doenças na gestação e mantém o equilíbrio do funcionamento do organismo.

É bom lembrar que durante a gestação, o corpo também aumenta a demanda por nutrientes, por isso, é muito importante saber como uma futura mamãe deve se alimentar, confira o artigo de Como deve ser a alimentação da gestante.

3 – Exercícios durante a gravidez, fortalecem a musculatura do períneo.

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-musculatura-do-perineo

Durante a gestação, todo o corpo da mulher sofre alterações e os músculos precisam estar preparados para isso. Fazer exercícios durante a gravidez, também ajuda no alongamento dos músculos e no fortalecimento da coluna, o que é fundamental para a adaptação das novas medidas e peso.

No entanto, é importante que a mulher grávida dê uma atenção especial ao períneo, este é formado por um conjunto de músculos que são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos como o útero, a bexiga, a uretra e o reto, numa região localizada entre a vagina e o ânus.

Esta região é bastante sobrecarregada durante a gravidez, e por isso é importante que se concentre boa parte da atividade física neste local. Os exercícios auxiliam na prevenção de incontinência urinária e fecal, além de auxiliar nas disfunções sexuais dessa fase, e também do pós-parto.

4 – Exercícios durante a gravidez e o pós parto.

Praticar exercícios durante a gravidez também auxilia no pós-parto, pois o metabolismo de uma gestante que praticou exercícios durante a gravidez, irá se recuperar melhor e voltará mais rapidamente ao seu peso ideal, inclusive temos aqui no blog um artigo sobre como perder peso após o parto.

Há estudos que afirmam que os exercícios também podem ajudar na lactação, causando uma possível melhora na demanda de leite.

Os exercícios também ajudam a aumentar a disposição no pós-parto. Coisa que a mamãe precisará ter e muita, para atender a todos os cuidados com o recém-nascido.

E por fim, pode auxiliar na prevenção da flacidez.

Cuidados a serem tomados por quem pretende praticar exercícios durante a gravidez:

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-cuidados

Gestantes facilmente possuem alterações na pressão sanguínea com tendência à queda, por isso o ideal é escolher os horários mais frescos do dia para se exercitar, estar sempre acompanhada de uma garrafa com água e, de preferência, nunca estar sozinha.

O ideal é que os exercícios durante a gravidez não ultrapassem trinta minutos, em um ritmo de três a quatro vezes por semana. Pode parecer pouco, mas somado a todas as atividades diárias, se tornam suficientes para a fase da gestação.

Melhores modalidades de exercícios durante a gravidez

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-duvida

Os melhores exercícios para serem realizados pelas gestantes são os de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica, pilates e yoga.

Caminhada na gravidez

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-caminhada-na-gravidez

A caminhada é a mais popular entre as gestantes, pois pode ser praticada em todas as fases da gravidez e a sua intensidade pode ser adequada de acordo com sua necessidade e disposição.

É muito importante lembrar que você está carregando um peso extra, os exercícios durante a gravidez são potencialmente benéficos, mas podem trazer sérias consequências se forem feitos de forma errada. Não corra e nem caminhe até seu ponto de exaustão, fazer isso pode machucar seus joelhos, pés, causar contusões e inflamações nas articulações.

Natação na gravidez

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-natacao

Essa modalidade deve ser praticada em um ritmo considerado de leve a moderado. Ela é sem dúvida recomendada para mulheres que já sabem nadar. Portanto, se você nunca encarou dar algumas braçadas antes, não se aventure na pratica desse exercício durante a gravidez.

É claro que por ser livre de impactos a natação é um dos melhores exercícios para gestantes. Segundo a profissional Denise Vancea, educadora física da Universidade de Pernambuco:

Para quem já sabe nadar, a natação é a atividade mais recomendada no período de gestação devido à flutuabilidade.

Hidroginástica na gravidez

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-hidroginastica

A hidroginástica é considerada um dos melhores exercícios para ser praticado durante a gravidez.

Além de ser um exercício de zero impacto, pode contribuir até mesmo para o sucesso na hora do parto. Ela é uma das modalidades que trabalha bastante o períneo. Mesmo sendo praticado dentro da água, a hidroginástica como todo exercício, requer a ingestão de água antes a após os exercícios, além de monitoramento da frequência cardíaca da gestante, e os cuidados com a temperatura da água que não pode passar dos trinta graus.

Pilates na gravidez

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-pilates

Pilates é uma técnica que trabalha a mente e o corpo em conjunto. Tem como base a concentração, centralização, controle, precisão e respiração. Esses aspectos trabalhado juntos, conseguem harmonizar o organismo durante a prática. O Pilates é bem procurado por gestantes, sua prática durante a gravidez relaxa e deixa o corpo mais flexível.

Lembra do períneo que comentamos lá em cima? Pois é, o pilates é a modalidade que mais trabalha o assoalho pélvico. Portanto é uma excelente opção de exercícios durante a gravidez.

Yoga na gravidez

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-yoga

Pode-se traduzir Yoga como:  união ou integração. Similar ao Pilates, a Yoga foca em trabalhar a união da mente, corpo e espírito por meio de técnicas de respiração , posturas e meditação. Tudo isso promove uma melhora significativa na vida de quem pratica. Um fator importante que deve ser levado em conta, é que assim como no Pilates, a Yoga trabalha com movimentos livres de impacto.

Aspectos importantes para considerar antes e durante a prática de exercícios na gravidez:

exercicios-durante-a-gravidez-beneficios-modalidades-e-cuidados-necessarios-cuidados-antes-dos-exercicios

Não pratique exercícios durante a gravidez se você apresentar alguma dessas alterações abaixo:

  • Placenta localizada na parte inferior do útero ( placenta prévia)
  • Problemas cardíacos
  • Histórico anterior de abortos espontâneos
  • Problemas no colo do útero
  • Histórico anterior de parto prematuro
  • Problemas pulmonares
  • Pré-eclâmpsia

Portanto,  consulte seu obstetra antes de iniciar qualquer tipo de exercícios durante a gravidez. Realize o pré-natal com regularidade; acompanhe o desenvolvimento do bebê; observe suas condições físicas; tenha uma alimentação rica em nutrientes; beba muita água; e descanse bastante.

Esperamos que este conteúdo sobre os exercícios durante a gravidez tenha lhe sido útil e aproveitamos para te convidar a conhecer o Manual das Papinhas, um e-book com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

6 Comentários

  1. Lia

    Adoreeei essa matéria!!! Lindo blog…

    Adoro escrever sobre alimentação infantil e alimentação na gestação.

    Responder
  2. Ana Cecília de Sousa

    Prefiro ter acesso do livro em mãos, pois por e-mail não gosto. Meu bebê não aceita nada de papinha o que fazer? Ajude por favor.

    Responder

  3. Esse site é top. Muito conteúdo de qualidade. Espero que sempre continue postando algo de valor..topppp

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *