A textura macia da polpa da goiaba e seu sabor agradável (doce, mas com um leve toque cítrico) tornam a goiaba um dos alimentos preferidos pelos bebês que estão passando pela fase da introdução alimentar.
Além de rica em vitaminas e minerais, a goiaba faz muito bem à saúde dos pequenos.
Você conhece todos os benefícios que comer uma frutinha dessas por dia pode trazer para o seu filho? Ainda não? Reunimos aqui os dez benefícios que a goiaba traz para os bebês.
Combate a anemia
A goiaba é rica em vitamina C, composto que ajuda a absorver o ferro presente em muitos alimentos que oferecemos aos bebês, ajudando a combater a anemia.
Se não tratada, a anemia pode causar graves prejuízos ao desenvolvimento mental das crianças.
Combate a diarreia
Seu filho está com diarreia? Que tal oferecer pequenas porções de goiaba?
Entre as suas propriedades, está a capacidade de combater a diarreia, prendendo o intestino, graças à alta concentração de taninos.
Previne o aparecimento do câncer
Rica em licopeno, a goiaba ajuda a prevenir o surgimento de diversos tipos de câncer, como alguns que afetam apenas homens, como o de próstata.
Ajuda no combate a infecções
A vitamina C, presente em grandes quantidades na fruta, ajuda os bebês a fortalecer seu sistema imunológico, tornando as crianças aptas a combater infecções.
Protege o coração
O consumo regular de goiaba ajuda a proteger o coração, limpando as artérias das placas de gordura que poderiam se acumular e também reduzindo os níveis de colesterol.
Embora algumas mães possam achar que é muito cedo pensar em colesterol para um bebê de poucos meses, o cuidado com a saúde do coração deve começar o quanto antes, para impedir que, quando a criança chegue à adolescência, já tenha tantas doenças quanto um adulto.
Combate a tosse
As tosses são eventos comuns para os pequenos. Às vezes, alguma corrente de ar ou até mesmo mudanças discretas de temperatura são suficientes para que as crianças sofram com crises de tosse.
Para evitar esse problema, basta incluir a goiaba na dieta. O consumo da fruta ajuda a aliviar esses sintomas.
Reduz as chances da obesidade
A obesidade infantil é um tema que vem ganhando cada vez mais importância.
Com grande capacidade de estimular o emagrecimento, já que contém alta quantidade de fibras, elevando a saciedade, a fruta diminui as chances de ganho excessivo de peso.
Combate as hemorragias
Crianças estão sujeitas não só a todo tipo de machucados, mas, infelizmente, algumas hemorragias também podem acontecer.
Para evitar esse problema é importante que os pais adicionem a fruta na dieta dos pequenos.
Melhora a saúde dos olhos
Rica em vitamina A, a goiaba ajuda a melhorar a saúde dos olhos, prevenindo o surgimento de problemas sérios, como a catarata e a cegueira noturna.
Ajuda a relaxar
Alguns bebês têm dificuldades em dormir, ficando acordados durante longas horas durante a noite.
Se esse for o seu caso, incluir a goiaba na dieta de seu filho pode ajudá-lo a relaxar e você a dormir muito melhor.
Informações indispensáveis para o preparo de papinhas
Para garantir uma introdução alimentar segura e nutritiva, alguns outros detalhes são super importantes:
- A escolha de uma panela que não libere metais pesados
- A utilização de potes livres de contaminantes
- A forma correta de armazenar as papinhas
- O congelamento e descongelamento correto, para preservar os nutrientes
- Os temperos corretos
- A higienização e remoção dos agrotóxicos
Se você não quer correr riscos com seu bebê, aconselhamos que conheça o Manual das Papinhas, onde, além de ter acesso a 100 receitas práticas, você vai aprender todos os detalhes para garantir uma introdução alimentar super segura e nutritiva.
Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.