Tudo é muito novo para um bebê, a vacina pode ser uma experiência extremamente desagradável. Confira o que fazer para tranquilizar o bebê após a aplicação.
Mesmo antes de tomar a vacina, o bebê já pode ficar desconfortável, isso é mais comum quando são pais que nunca passaram por estas experiências antes, e acabam ficando tensos, transmitindo isso para o bebê.
A aplicação dói Infelizmente, é preciso segurar o bebê carinhosamente para confortá-lo da melhor forma possível.
Após a aplicação e quando o bebê já estiver em casa, você pode aproveitar dos métodos de alivio de dores caseiros:
– Fazer compressas com um pano úmido e frio ajuda muito, o pano pode ser molhado em água e colocado na geladeira, depois de torcido, ele estará bem frio e pode ser passado na região.
– Se preferir pode também utilizar gelo embrulhado em uma toalha.
-CUIDADO: Saiba que nem sempre é permitido fazer compressas na região, isso dependerá de qual vacina seu bebê estará tomando. Após a aplicação é importante sempre se informar com as enfermeiras, existem algumas vacinas, por exemplo, que a compressa só poderá ser utilizada no dia seguinte da aplicação.
Algumas mães usam cremes anestésicos, o que acaba sendo inútil porque a dor causada pela vacina é causada pela incisão da agulha e liberação do liquido dentro do músculo. As pomadas anestésicas alcançam somente a pele.
Algumas vacinas podem ter efeitos colaterais como:
1- Febre
2- Enjoos
3- Sonolência
4- Dores de cabeça
5- Dores no corpo e musculares
6- Edemas (roxos) no local da picada.
7- Inchaços no local (carocinhos)
Mesmo que sejam normais, os sintomas e efeitos colaterais pós vacinação devem ser avaliados pelo pediatra do bebê.
Jamais o bebê deve ser medicado sem consulta, alguns elementos químicos dos analgésicos ou relaxantes musculares não podem entrar em contato com certas vacinas, caso isto aconteça, o bebê pode correr risco sério de saúde.
Alguns médicos chegaram a receitar doses preventivas de analgésicos antes da vacinação, como dito antes, algumas reações químicas maléficas podem acontecer e prejudicar o bebê, por isso evite ao máximo dar qualquer medicamento antes da vacinação.
Para manter o bebê confortável e tranquilo após a vacinação, ofereça bastante colo, carinho e amamentação também.
A amamentação tranquiliza o bebê e também ajuda a aliviar a irritação da vacina.
Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.
Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.