O intestino preso dos bebês é algo que aflige muitas mães, por isso escrevi este artigo para explicar os principais motivos que causam estes desequilíbrios intestinais e quais soluções temos disponíveis.
Neste artigo você vai aprender:
- Quais são os 30 alimentos que formam gases e prendem o intestino dos bebês
- Quais são os 13 alimentos que soltam o intestino dos bebês
O início
Logo após o nascimento do bebê, é muito comum haver uma frequência enorme de evacuações.
As fezes estão presentes em praticamente todas as trocas de fraldas, e isso faz parte de um processo natural e saudável nos primeiros dias da vida de um bebê.
Mudanças
No entanto, entre o primeiro e o segundo mês de vida do bebê, poderão ocorrer algumas mudanças.
É o processo natural do desenvolvimento do sistema digestivo acontecendo, e este pode ser diferente para cada criança, afinal chegou o momento em que o bebê começa a criar o seu próprio hábito intestinal.
Este processo, na maioria das vezes, não causa nenhum problema. Ou seja, é muito comum que um bebê chegue a passar vários dias sem evacuar, isto é considerado algo perfeitamente normal, principalmente se estas pausas não forem seguidas de nenhum outro sintoma diferente que a mãe possa notar no bebê.
Introdução alimentar
Logo em seguida, por volta dos 6 meses, chegará a fase da introdução alimentar, e é nesta época que muitas mães ficam inseguras e acabam comentendo um monte de erros.
Pra facilitar a introdução alimentar e evitar os principais erros, recomendamos que conheça o Manual das Papinhas, onde você vai aprender tudo sobre introdução alimentar e ainda vai ter acesso a 100 receitas organizadas, super saudáveis e práticas.
A importância do leite materno
Se o bebê mama somente o leite materno, a tranquilidade pode ser ainda maior, afinal o leite materno possui prebióticos que tem efeito parecido com a fibra alimentar solúvel, que estimula o crescimento de bactérias favoráveis ao funcionamento do intestino.
Caso seu bebê mame alguma dessas fórmulas presentes no mercado, consulte um pediatra, e dê preferência para as que possuem prebióticos em sua composição, caso contrário, seu bebê poderá ficar ressecado.
Uma dica para soltar o intestino dos bebês
Uma dica legal para soltar o intestino preso do bebê, é ferver uma água com duas ameixas secas, coar, esperar esfriar e em seguida preparar a mamadeira utilizando esta água.
A Introdução de sólidos pode provocar mudanças intestinais nos bebês
Após o sexto mês de vida dos bebês, quando ocorre a introdução de alimentos sólidos, a mudança no funcionamento do intestino poderá ocorrer em 80% dos casos, gerando alguns desconfortos, como gases, fezes ressecadas, constipação e cólicas.
No momento da introdução alimentar, não ofereça ao seu bebê papinhas industrializadas, elas geralmente possuem conservantes, açucar e gorduras no seu preparo.
Mesmo as que trazem em seus rótulos informações de um preparo saudável, muitas vezes possuem conservantes não descritos no rótulo, e claro, não se comparam as receitas de papinhas preparadas com alimentos frescos.
As papinhas devem ser preparadas preservando-se as fibras de cada alimento, pra isso evite o uso de liquidificadores e coadores.
Isso irá garantir a qualidade do alimento que seu bebê estará recebendo em seus primeiros meses de vida.
O segredo está no equilíbrio
Quase todos os alimentos que usamos no preparo das papinhas, contribuem ou para prender o intestino ou para gerar gases em nossos bebês.
Entenda que o desenvolvimento do intestino dos bebês é fundamental e precisa acontecer, por isso não podemos e nem devemos evitar de consumir os alimentos que prendem ou soltam o intestino.
O segredo é preparar as papinhas equilibrando os alimentos, de maneira que as fezes não fiquem nem ressecadas nem soltas demais.
O ideal é conhecer cada um destes alimentos, desta forma fica mais fácil montarmos um cardápio de papinhas equilibradas.
E se você precisa de um cardápio pronto, lembramos que no Manual das Papinhas, temos uma lista de compras e um cardápio organizado para facilitar esta fase tão delicada.
Sabemos que cada organismo é único, portanto para algumas pessoas, alimentos como o abacate por exemplo, pode soltar o intestino, enquanto para outros, pode prender.
O importante, no caso da introdução alimentar, é oferecer todo tipo de alimento que o pediatra libera, observando como o organismo de seu bebê reagea cada um deles.
Conheça agora a lista de alimentos que formam gases e podem prender o intestino dos bebês, e os alimentos que soltam o intestino.
30 alimentos que prendem o intestino
- Abóbora
- Arroz, acelga, Alho podem produzir gases
- Cenoura
- Caju
- Agrião
- Bolachas água e sal
- Banana maça
- batata
- Batata doce
- Beterraba
- Brócolis
- Banana prata
- Biscoitos
- Batata baroa
- Cebola
- Couve
- Cará
- Caqui
- Grão-de-bico
- Goiaba
- Inhame
- Mandioca
- Maça
- Mandioquinha
- Ovos
- Pera
- Pães
- Repolho
13 alimentos que soltam o intestino
- Abacate
- Ameixa seca
- Mamão
- Manga
- Laranja
- Aveia
- Linhaça
- FeijUvasão
- Lentilha
- Ervilha: são considerados laxativos, mas podem produzir gases
- Milho verde
- Uvas
- Gergelim
Como disse acima, não devemos evitar de oferecer determinados alimentos com receio de prender ou soltar demais o intestino dos bebês.
Se você preparar as papinhas com as combinações certas de cada grupo alimentar, o intestino de seu bebê funcionará perfeitamente.
Por isso no Manual das Papinhas, ensinamos 100 receitas de papinhas que já foram elaboradas com os alimentos equilibrados.
Conheça o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.
Link permanente
Mudando só um pouco de assunto, porem continuando sobre alimentação, cozinhar os alimentos na panela de pressao causa perda de nutrientes? eu tenho 3 filhos e minha bb de 9 meses mama no peito sob livre demanda e a minha vida e uma correia, geralmente preparo as papas dela na pressao por ser mais rapido. gostaria mt de saber, geralmente deixo 15 min.
Link permanente
A perda é mínima Camila. O ideal é cozinhar os alimentos no menor tempo possível, de modo que a deterioração seja mínima.
Dados sobre a panela de pressão:
Destrói 12% do cálcio, 20% do grupo da vitamina B, 27% de vitamina C e 11% de carotenoides de produtos cozidos.
Quando o alimento é cozido em muita água as perdas são de 22%, 49%, 47% e 21%, respectivamente.
Bjs!
Link permanente
Meu bebê está com muita dificuldade para fazer cocô depois da introdução alimentar, estou usando um cardápio que o pediatra passou ,mas já comprei o livro e gostaria de saber se as receitas do livro já tem o equilíbrio do alimentos que soltam o intestino e os alimentos que prendem ?
Link permanente
Olá Marilene tudo bem? Dê uma olhada nestes dois artigos, com certeza te ajudarão muito!
https://omanualdaspapinhas.com/papinhas-para-soltar-o-intestino-dos-bebes/
https://omanualdaspapinhas.com/o-intestino-preso-dos-bebes-e-a-introducao-alimentar/
Link permanente
Gostei muito das dicas, irei seguilas passo a passo pra alimentar meu bebê.
Link permanente
Que bom mamãe!
Link permanente
Boa noite gostei bastante desta página uma boa alimentação realmente faz toda diferença o meu filho tem 1ano e oito meses e graças a Deus o intestino dele sempre funcionou super bem ?
Link permanente
Que bom Márcia! Um abraço!
Link permanente
Estou preocupada pq com 5 meses dei banana prata pro meu filho e as fezes saiu uns pedacinho de bolinhas pretas sera normal!!!!!!
Link permanente
Oi Carmem, tudo bem? Aconselhamos que você consulte seu pediatra.
Link permanente
Não entendi uma coisa, a lentinha está na listagem que prende e que solta, inclusive como laxativo. Solta ou prende???? Ficou dúbio a informação.
Link permanente
Alguns soltam mas produzem gases, por isso estão nas duas listas.
Link permanente
Agora não sei, falaram que abobóra prende, o pediatra da minha filha falou que é bom essa lista.
Já não sei mais nada, pois tem algumas coisas que estou dando pra ela que foi o médico que mandou.
Link permanente
Oi Eunice, tudo bem? Alguns alimentos tem efeitos totalmente diferentes de bebê para bebê, sigas as recomendações de seu pediatra.
Link permanente
Fácil de entender, parabéns e continue assim sempre. Ótimo artigo, gostei muito. 🙂
Link permanente
Obrigada, linda 🙂
Link permanente
Olá boa noite! Minha filha está completando 1 mes hoje e as fezes dela e muito líquida, tão líquida que não existe fralda que segure. Não sei o que dar para ela para firmar mais essas fezes. Se vcs puderem me dar alguma dica já deixo meus agradecimentos desde já.
Link permanente
Olá mamãe, nesta fase o ideal seria que ela fosse amamentada no peito. É provável que este problema seja por conta de leite de fórmula. Recomendamos que fale com seu pediatra o quanto antes.
Link permanente
a minha bebê já tem 6 meses já está introduzindo alimentos como frutas papinhas e mingau e suco certo tempo pra ela vem com prisão de ventre única fruta que ela tá comendo é mamão e tomando mingau de aveia comendo papinha de de legumes feito de frango cenoura beterraba batata doce couve espinafre e macarrão e ela ultimamente vem intestino preso quer que eu posso fazer o que é que eu posso mudar alimentação dela e o leite que ela está tomando é o leite Ninho fase 1.
Link permanente
Oi mamãe, você precisa conversar com seu pediatra.
Link permanente
Boa noite! Minha filha tem dois anos e meio, está rejeitando variedade de alimentos. Só quer comer arroz, feijão, ovo cozido, batatas… Ela também não abre mão do mingau(Milnutri, creme de arroz e aveia), tbm gosta muito de pãozinho e biscoito de maisena. Conclusão: está com intestino preso. Como fazer para mudar essa rotina e melhorar seu funcionamento intestinal.
Link permanente
Oi Eduardo, recomendo que procure uma nutricionista infantil, ela pode equilibrar o cardápio pra você.
Link permanente
A minha filha tem 8 meses, está com dificuldade de fazer cocô, ela chora muito, como se tivesse caído, o que posso dar de comida pra soltar o intestino dela?
Link permanente
Andria, o correto é você conversar com seu pediatra para uma análise e recomendação mais precisa.
Link permanente
Olá!! Meu bebê está com 5 meses e 2 semanas. Comecei a dar papinhas para ele. Dou batata e mandioquinha, cenoura amassadas. Mas alguns dias ele fez cocô durinho. Não sei se é a mandioquinha ou a batata.
Link permanente
Oi mamãe, veja com o pediatra a quantidade diária de água ideal pra ele. Boa sorte.