Qual a melhor posição para o bebê mamar

Tempo de leitura: 3 minutos

O processo de amamentação é um grande aprendizado, tanto para a mãe quanto para o bebê. Conheça as posições ideais para amamentar.

Mesmo que seja instintivo, amamentar um bebê é uma tarefa de extrema responsabilidade, é preciso conciliar conforto e segurança. Ao mesmo tempo que a mãe e o bebê precisam estar confortáveis, a posição também deve ser correta, eliminando os riscos do leite descer para lugares errados, engasgando o bebê ou provocando inflamações.

Muitas mães costumam amamentar seus bebês deitadas. Esta posição pode facilitar a passagem do leite para o ouvido da criança, causando infecções (otites) e dores. O mesmo pode acontecer com crianças maiores, que usam mamadeira.

Começando

Um ambiente tranquilo e um lugar confortável para se sentar é um ótimo inicio.

Tire um pouco do leite e passe em volta do bico, encoste o bico nos lábios do bebê, posicione de forma que o bico e a auréola sejam abocanhados pelo bebê, dessa maneira as rachaduras são evitadas, e a quantidade de ar ingerida é drasticamente diminuída, reduzindo os riscos de gases no bebê. É ideal que o bebê pegue de uma vez.

Posições

CAVALEIRO- Sente o bebê no seu colo e de frente para você, com uma das mãos sustente a cabeça e com a outra ofereça a mama.

Esta posição é ideal para que o leite desça corretamente para a barriguinha do bebê. Muito utilizada em bebês menores, ou que dormem muito durante a amamentação.

qual-a-melhor-posiçao-para-o-bebe-mamar

TRADICIONAL- O bebê fica na diagonal, com a barriguinha encostada com a barriga da mãe. É ideal que o bebê fique na diagonal, para que também não engula muito ar, um braço sustenta o bebê enquanto o outra oferece o peito.

qual-a-melhor-posiçao-para-o-bebe-mamar.1

INVERTIDA- A barriga do bebê fica encostada na lateral do corpo da mãe. Segure a cabeço do bebê com uma das mãos apoiando o corpo no braço, a outra mão fica livre para oferecer o peito.

Lembrando que o bebê deve estar sempre levemente inclinado, facilitando a ingestão do leite.

Bebês que não se adaptam a forma tradiciona,l costumam gostar desta posição. Para mãe também é melhor, porque o bebê a pega fica em outra posição, e o atrito diminui.

qual-a-melhor-posiçao-para-o-bebe-mamar.2

Em todas as posições é importante que o bebê tenha uma boa pega no seio da mãe.

Como saber se o bebê esta mamando sem dificuldades

Para saber se a sucção e a mamada está certa, observe que as bochechas devem estar sem covinhas e a sucção deve ser silenciosa.

Barulhos ou covinhas são sinais que a pega no seio está errada. Retire o bebê do seio e o recoloque para mamar.

O peito mais mole é sinal de que já está vazio e que está na hora de mudar de peito.

Caso o bebê durma, acorde-o, para oferecer o outro peito, que ainda estará cheio, se o bebê aceitar, deixe o mamar, caso contrário, o leite pode ser retirado com o auxilio de uma bombinha.

Para tirar o bebê do peito, é só colocar o dedo na boca do bebê, pra aliviar a pressão e não machucar o bico do seio.

Logo após a amamentação

Não espere muito para fazer o bebê arrotar, a melhor posição é com o bebê apoiado de barriga no braço da mãe, levemente na diagonal dando alguns tapinhas nas costas.

Depois disso o bebê já pode ser colocado no berço para cochilar novamente.

A próxima mamada deve ser iniciado no peito que o bebê mamou por último, porque estará mais cheio.

Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *