7 dicas para evitar a gripe nos bebês

Tempo de leitura: 2 minutos

A gripe é um dos problemas mais comuns entre os bebês e também um verdadeiro pesadelo para os pais. Veja dicas para evitar que seu bebê fique gripado.

Qual a causa da gripe

A gripe é uma infecção que ocorre nas vias respiratórias superiores dos bebês e pode ser causada por diversos tipos de vírus.

A  gripe, é na maioria das vezes, causada pelo contato com pessoas gripadas, uma vez que o contagio ocorre quando partículas de saliva contaminadas com o vírus, são inaladas ou ingeridas pelos bebês.

A forma mais comum de se transmitir a gripe, é através das mãos, por isso é aconselhável que pessoas com gripe evitem ao máximo o contato com bebês.

Como evitar que o bebê se contamine com o vírus

1- O cuidado deve começar em casa, então sempre que possível, deixe janelas e portas abertas para facilitar a passagem do ar, mantendo o ambiente arejado.

2- Todas as pessoas que entrarem em contato com o bebê devem estar sempre com as mãos limpas.

3- Muito cuidado ao receber visitas. Muitas pessoas nem se quer sabem que estão com gripe, ao chegarem perto do bebê ou transitarem pela casa, o vírus pode se espalhar.

4- A alimentação do bebê faz diferença na sua imunidade. O leite materno é a melhor alternativa para manter o bebê protegido de muitas doenças e infecções. Caso o bebê já esteja na fase das papinhas, é vital que os alimentos sejam bem lavados, isso evita muitos outros problemas além da gripe.

5- Caso o bebê fique em uma creche ou escolinha, a atenção deve ser redobrada, lave sempre as mãos do bebê.

6- Algumas mudanças de temperatura podem facilitar muito para que o bebê fique gripado, por isso, ao sinal de qualquer mudança no clima, agasalhe bem o bebê.

7- Com 6 meses ou mais, o bebê já pode beber água, por isso não deixe de oferecê-la várias vezes ao dia. A água ajuda muito na prevenção e na hidratação das vias aéreas.

Como tratar a gripe

Apesar de ser bastante incômoda, a gripe costuma melhorar dentro de uma semana, mesmo assim, é importante levar o bebê ao pediatra, nunca faça o uso de remédios sem o conhecimento do médico.

Ofereça bastante água para o bebê caso ele já tenha mais que 6 meses.

Como o bebê ainda não sabe expelir as secreções da gripe, suas vias aéreas se tornam bastante obstruídas, dificultando  a respiração na hora de mamar e de dormir, uma dica que pode ajudar é elevar o travesseiro do bebê, com a cabeça mais alta as vias aéreas tendem a descongestionar melhor.

Conheça o Manual das Papinhas e aprenda como fazer papinhas deliciosas, com 100 receitas e dicas incríveis, que irão garantir uma alimentação super saudável para seu bebê.

O_Manual_das_Papinhas_3ª_edicao

Acesse o Manual das Papinhas e garanta a saúde do seu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *